top of page

O que é o PAEL - Plano de Automonitoramento de Efluentes Líquidos?

  • Foto do escritor: Ricardo Levenhagen
    Ricardo Levenhagen
  • 17 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

imagem com reflexo das nuvens e árvores na água do lago
Imagem: reflexos no lago. Autor: Ricardo Savarino Levenhagen

O Plano de Automonitoramento de Efluentes Líquidos - PAEL, elaborado em conformidade com a DECISÃO DE DIRETORIA Nº 054/2022/C/E/I, de 25 de maio de 2022 da CETESB, é uma nova exigência para o licenciamento ambiental.


Conforme exposto na DD nº 054/2022/C/E/I, o automonitoramento requer que os resultados analíticos sejam continuamente avaliados e confrontados com resultados anteriores e critérios relevantes, visando, inclusive, identificar tendências.


A fim de monitorar adequadamente as fontes poluidoras, as amostragens e medições devem ser executadas com frequência regular e rigor apropriado, fornecendo informações confiáveis e consistentes.


Esses dados indicam a origem do impacto ambiental eventualmente causado aos sistemas de esgotamento sanitário e aos recursos hídricos, além de revelar as providências adotadas para solução do problema gerado.


A implantação de um Plano de Automonitoramento de Efluentes Líquidos tem como objetivo oferecer uma importante ferramenta de gestão tanto para os responsáveis pelas fontes poluidoras quanto para a CETESB. Essa ferramenta possibilita a obtenção e tratamento de informações sistematizadas, contribuindo para a melhoria das atividades produtivas, a minimização dos impactos ambientais e o aperfeiçoamento da gestão ambiental dos recursos hídricos no estado de São Paulo.


A GOLDEN GREEN está capacitada a elaborar o PAEL conforme exigências constantes da DECISÃO DE DIRETORIA Nº 054/2022/C/E/I, de 25 de maio de 2022 da CETESB.


Entre em contato conosco!


Fone/whatsapp: (11) 9 9191-2710


monitoramento ambiental, laudo ambiental, PAEL, monitoramnento de efluente industrial


bottom of page